segunda-feira, 2 de novembro de 2009

Explorando um hipertexto

Desenvolvi uma atividade de leitura interpretativa de um texto da internet em Inglês. Para tal atividade escolhi o site oficial do cantor Jack Johnson por se tratar de um artista pouco conhecido pela maioria dos alunos, ser um ecologista e cuja homepage oferece links para vários tipos de informações diferentes como dados pessoais, história da banda, campanhas que eles apoiam, etc.


A atividade foi desenvolvida para alunos da 1ª série do ensino médio, no LIED (organizados em duplas). Está dividida em duas partes:

Após a exibição de um vídeo da música Better Together do álbum In Between Dreams do cantor Jack Johnson disponível no YouTube, sondar se os alunos conhecem o cantor e caso conheçam, o que sabem sobre ele.

No site do CE Nilo Peçanha clicar na opção Atividades no menu principal para acessar a página das atividades de Língua Inglesa do 1º ano do ensino médio. Fazer o download do arquivo de texto Música "Sitting, Waiting, Wishing" - Jack Johnson com as instruções para as tarefas da aula.

As instruções para a atividade foram escritas em Word com links para o site do cantor e os recursos necessários para desempenhar as tarefas solicitadas tais como dicionários e tradutores online.

Ao longo da aula, os alunos devem registrar suas respostas nos espaços amarelos em destaque no documento. Ao final, salvar o arquivo na área de trabalho com os nomes dos alunos da dupla da seguinte forma: aluno1_aluno2.

Os principais objetivos da atividade são:
  • reconhecer e identificar os elementos que compõem uma webpage, como por exemplo menu principal, propagandas, etc;
  • identificar os links que devem ser acessados para o cumprimento das tarefas;
  • conhecer um pouco sobre a trajetória artística do cantor Jack Johnson e seu engajamento em atividades de preservação do meio ambiente;
  • identificar elementos gramaticais estudados em aula na letra da música Sitting, Waiting, Wishing;
  • aprender a utilizar tradutores e dicionários online.

Nenhum comentário:

Postar um comentário