sábado, 31 de outubro de 2009

Pesquisando Projetos I

Curso Tecnologias da Educação
Unidade I - Tecnologia na sociedade, na vida e na escola
Atividade 7 (Biblioteca) – Pesquisando Projetos
Professora: Maristela Gomes
Aluna: Renata Polycarpo Pinheiro


Projeto CENP High School Musical 2009
Uma Viagem Através da História Contemporânea do Brasil e do Mundo
Autora
              Profª de Língua Inglesa e Orientadora Tecnológica Renata Polycarpo Pinheiro.
Tema
              Este projeto visa atingir os alunos da 3ª série do ensino médio. Ele contém duas fases.
              A 1ª fase, prevista para acontecer no 3º bimestre, consiste em levar os alunos a pesquisar os aspectos sociais, econômicos, políticos e culturais do Brasil e do mundo, ressaltando os acontecimentos mais importantes, da década de 1930 até 1990.
              Os alunos serão divididos em 7 grupos. Cada grupo pesquisará sobre uma década e organizará os seus resultados em uma apresentação de slides a qual será apresentada a toda a turma. Esta apresentação deverá ser rica em elementos áudio visuais, com exemplos de cada década (fotos, charges, arquivos de música e vídeo, etc.) e fazer sempre um paralelo entre a realidade brasileira em comparação com outros países. Antes do trabalho de pesquisa, a professora de Inglês mostra aos alunos uma apresentação de slides da década de 1920, ilustrando os aspectos que deseja que eles pesquisem e mostrando as várias possibilidades de recursos tecnológicos a serem utilizados no projeto.
              Na 2ª fase - a ocorrer no 4º bimestre - toda a turma, com base nos resultados das pesquisas apresentadas no bimestre anterior, organizará um musical que ilustre em sua história aspectos importantes para a humanidade desde a década de 1920 até 1990. A culminância deste projeto será a encenação desta peça teatral.


Conteúdos curriculares envolvidos
- Língua Inglesa:
Aspectos culturais de países de língua inglesa como os EUA e a Inglaterra;
Leitura interpretativa de letras de música;
Análise da influência dos países de língua inglesa sobre a cultura brasileira, mais especificamente na língua portuguesa e nas artes (música e dança);
- Língua Portuguesa
Produção textual;
- História
História do Brasil (de 1920 à 2009);
- Educação Artística
Artes Cênicas
- Sociologia
Números de alunos e professores participantes
              Alunos: 35 alunos da turma 3001 do turno da manhã
              Professores: 4
Tecnologias e mídias utilizadas
              Para este projeto serão necessários na sua primeira fase:
- LIED (para a pesquisa e montagem dos slides para apresentação oral);
- projetor multimídia;
- amplificador de som e microfones;
- 1 notebook.
              Para a segunda fase do projeto serão necessários:
- LIED (por ex. para a produção do roteiro);
- projetor multimídia;
- 1 notebook;
- mesa de som;
- iluminação.
Duração
              2 bimestres (3º e 4º)






Minha Avaliação sobre o projeto
              Este projeto está sendo aplicado neste bimestre e os alunos se mostraram bastante receptivos e animados com a idéia do projeto. Nesta primeira fase, todos estão bastante entusiasmados e engajados em suas pesquisas e apresentações. As primeiras apresentações dos resultados das pesquisas já começaram e toda a turma demonstra interesse e ansiedade em participar da segunda fase, a produção e encenação do musical.
              Este projeto proporciona ao aluno visualizar e compreender a interação de todas as áreas do conhecimento.
Fatores complicadores
              Devido ao adiamento das aulas por conta a gripe A H1N1, o calendário ficou reduzido e o tempo de pesquisa e preparação dos slides ficou prejudicado. Assim como o tempo necessário para a produção da peça também será reduzido.

Nenhum comentário:

Postar um comentário