sábado, 31 de outubro de 2009

Pesquisando Projetos II

Curso Tecnologias da Educação
Unidade I - Tecnologia na sociedade, na vida e na escola
Atividade 7 (Biblioteca) – Pesquisando Projetos
Professora: Maristela Gomes
Aluna: Renata Polycarpo Pinheiro


PROJETO ÁGUA & MEIO AMBIENTE
Colégio Estadual Nilo Peçanha - SG/RJ
Autoras
              Professoras de Física Teresa Cristina dos Santos Leal e Soraia da Costa Berbat
Tema
              Este projeto consiste em levar aos alunos do ensino médio o conhecimento necessário, para que possam multiplicar conceitos e práticas, sobre o uso racional da água e o cuidado com o meio ambiente (enfatizando a reciclagem de lixo).
A iniciativa da escola, tem na sua essência, o conceito da Educação Ambiental multidisciplinar. Trabalhar com a grade pedagógica em andamento na escola inserindo os conceitos básicos de meio ambiente e dando ao aluno a condição de entender e transmitir os direitos e deveres do cidadão comum no que diz respeito ao uso racional da água, o consumo de água limpa, cuidados com o meio ambiente e reciclagem de lixo. Serão transmitidas aos alunos técnicas simples de verificação de vazamentos de água em residências, dicas sobre o reuso da água e de como limpar caixas d’água e de como manter sua cidade limpa e as conseqüências para a saúde humana e do meio ambiente .
Todos estes conhecimentos ensejam a possibilidade de atuação junto à comunidade ao redor da escola, possibilitando desta forma uma participação efetiva no combate ao desperdício da água bem como a preservação do meio ambiente. O projeto tem o seu conteúdo distribuído nas fases: sensibilização e capacitação, diagnóstico, análise e planejamento, execução, acompanhamento e verificação periódica de resultados. Assim pretende-se levar ao aluno na junção das disciplinas; matemática, física, química e biologiae português a capacidade de:
  • Compreender a cidadania com a participação socioambiental e política,adotando atitudes de solidariedade e cooperação no dia-a dia;
  • Posicionar-se de maneira responsável, construtiva e crítica em diferentes situações sociais;
  • Contribuir para atitudes que favoreçam a qualidade de vida, saúde e equilíbrio ambiental;
  • Zelar pelos direitos próprios e alheios a um ambiente cuidado, limpo e saudável na unidade, em casa e na comunidade;
  • Compreender as mudanças climáticas e as conseqüências para o meio.
  • Perceber-se integrante, dependente e agente transformador do ambiente onde vivem e sua influência no mundo;
  • Compreender os elementos que habitam a Terra, sua interação com o meio, contribuindo com as relações sócio econômicas e ambientais;
  • Valorizar a diversidade, posicionando-se a favor da vida e respeito às diferenças.
  • Valorização de trabalhos em equipes e
  • Melhorias nas disciplinas correspondentes, como conseqüência da melhor atuação do seu desempenho, e do comprometimento do aluno


Conteúdos curriculares envolvidos
              As aulas de educação ambiental, poderão envolver as cadeiras de geografia, matemática, português, biologia, química e física abordando seus aspectos práticos no diagnóstico das mais variadas situações de desperdício de água e a poluição em demasia do nosso planeta, sendo abordados conhecimentos do nosso cotidiano como também aspectos mais técnicos de avaliações e encontro de soluções para as situações previstas
Números de alunos e professores participantes
              Alunos: todos os alunos do ensino médio nos três turnos
              Professores: todos os professores de geografia, matemática, português, biologia, química e física
Tecnologias e mídias utilizadas
              Serão necessários computadores de boa resolução para preparação e aulas das equipes agregadas na elaboração e preparação de matérias de divulgação, uma câmera fotográfica para que sejam filmadas as situações alarmantes de agressões ao meio ambiente, que será mostrado ao final do projeto, elaborados pelos alunos.
Duração
              O projeto abrangerá o período de máximo de 12 meses, sendo iniciado ainda este semestre, a partir da liberação de verbas deste projeto, durante o desenvolvimento do conteúdo programático normal de cada disciplina.





Minha Avaliação sobre o projeto
              Este projeto atende a uma necessidade emergente de se trabalhar o tema água e meio ambiente.
              Além de mobilizar toda a escola em torno deste assunto e levantar importantes aspectos para a reflexão, ele prevê a mudança de comportamento, uma vez que os alunos serão multiplicadores do conhecimento adquirido dentro e fora da escola.

Nenhum comentário:

Postar um comentário